2006-08-31

As lendas das Serra da Adiça

Não está muito relacionado com o âmbito principal deste blog, mas penso que será igualmente interessante, irmos ao encontro das lendas sobre esta imponente Serra, de destacar que esta ideia me foi proposta pelo bloger “Osvaldo” numa postagem que fez no seu blog “ A Patada “.

Antes de começar com uma das 7 lendas, quero deixar aqui alguns extractos de descrições da Serra da Adiça e das Covas da Adiça, referidas na “Memória Paroquial” escrito em 1885.



Serra da Adiça:
“ …A famigerada serra tão célebre e digna de admiração pela intricada vastidão das suas árvores, pela horrorosa solidão das suas brenhas, pela sua demasiada grandesa, pelas vistosas eminências de que se coroa, pela dilatada cordilheira de montes de que se adorna, sendo em toda a sua extenção Serra Morena, ...”

“…A mayor parte das ágoas da serra se somem na mesma serra, porque segundo se entende, toda está minada e a boccas de covas por toda a serra , que são tão fundas que athe qui não há notticia que nimguém averiguasse a intimidade destas cavernas. “

“ … Tem em si veados, lobos, javalis, raposas gatos cravos, genetas, techugos, linhovardos, coelhos e perdizes. “




Covas da Adiça:
“… tão grande, que nella se pode alojar huma boa companhia de soldados de pé, tendo de altura mais de dous piques. Adornão-lhe as paredes várias pingas de ágoa, que suadas do rochedo e convertidas em branca pedra parecem viveiros de mármore…”


“… Tem no meio esta cova huma pedra muito levantada, ………. huns chamão estrado, outros palco a donde a gente da serra e ainda da povoação fazem as suas danças pastoriz e dizem que ……..podem baylar athe doze pessoas …”










Em 1942, houve uma visita a esta caverna, em que, o Sr Dr. José Fragoso de Lima, refere “…Hoje as estalactites estão na sua maior parte partidas; as pessoas, que anualmente visitam a gruta, costumam levar bocados como recordação.” e “… o Sr. Dr.António Barros Machado (professor da Universidade do Porto) encontra nas galerias exemplares raríssimos de aranhas e doutros animais característicos de uma outra fauna, vegetação e clima no concelho de Moura.”


Outras fotografias da caverna :





7 comentários:

Aprendiz de Viajante disse...

Ivo

Eu adorei o teu blog! É mesmo o tipo de blog que aprecio. Vou fazer um link para aqui para poder-te acompanhar melhor.


Também gosto muito de lendas e por incrivel que pareça também andei a publicar algumas aqui da minha região...

Quando acabar esta sequência sobre as árvores e as floresta, vou recomeçar com as lendas, assim ficamos em sintonia.


Mais uma vez te dou os parabéns pelo blog.

Um bjo e bom fds.

Aprendiz de Viajante disse...

...ao ler o teu perfil reparei que temos o mesmo hobby, a fotografia! Entre outras coisas...

Sah'nak disse...

Mais uma vez parabéns pelo teu blog. E aqui está uma prova que pela net tb se conhecem locais. Aqui está uma zona do nosso concelho que eu não conhecia, e que agora vou concerteza procurar conhecer.
Continua a divulgar este nosso Alentejo que todos nós amamos.

LUA DE LOBOS disse...

como eu viajei contigo... obrigada pela partilha!!!!
xi
maria de são pedro

Silvestre Raposo disse...

Excelente pesquisa.Parabens.Abraço e bom fim de semana.

Aprendiz de Viajante disse...

Alias às fotografias informações muito interessantes. Isso só valoriza o teu trabalho.

Gostei de conhecer este espaço.

Um abraço

Osvaldo disse...

Formidável Ivo! Aí está uma parte do Património, desse grande património, que pouca gente conhecia!
Obrigado.